Como Desenvolver a Inteligência Emocional? 5 Dicas Imperdíveis de Mark Manson!

Um astronauta é provavelmente o trabalho mais difícil do planeta. Entre dezenas de milhares de aplicações, a NASA seleciona cerca de meia dúzia a cada década. O processo de inscrição é rigoroso e altamente exigente. Você tem que ser totalmente durão para se qualificar. Você precisa ter profundo conhecimento em ciência e engenharia. Você precisa de pelo menos 1.000 horas de experiência em pilotagem. Você tem que estar fisicamente apto e forte. E, acima de tudo, você precisa ter uma inteligência fora do comum.

Lisa Nowak era todas essas coisas. Ela tinha mestrado em engenharia aeronáutica e estudou astrofísica de pós-graduação na Academia Naval dos EUA. Ela voou em missões aéreas para a Marinha dos EUA no Pacífico por mais de cinco anos. E em 1996, ela foi uma das poucas sortudas a ser selecionada para se tornar astronauta.

Claramente, ela era inteligente pra caramba. Mas em 2007, depois de descobrir que seu amante estava vendo outra mulher, Lisa dirigiu 15 horas seguidas, em uma fralda, de Houston a Orlando, a fim de pegar de surpresa seu marido e a amante em um estacionamento do aeroporto. Lisa empacotou gravatas, spray de pimenta e grandes sacos de lixo e tinha algum plano vago, mas não realmente pensado, de sequestrar a mulher. Mas antes que ela pudesse tirar a mulher de seu carro, Lisa teve um colapso emocional, resultando em sua rápida prisão.

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Inteligência emocional é um conceito criado pelos pesquisadores nas décadas de 1980 e 1990 para explicar por que pessoas inteligentes como Lisa costumam fazer coisas, realmente, muito estúpidas. O argumento foi que, da mesma maneira que sua inteligência geral (QI) é uma medida de sua capacidade de processar informações e tomar decisões acertadas, sua inteligência emocional (QE) é sua capacidade de processar emoções – tanto as outras quanto as suas – e tomar decisões acertadas.

Algumas pessoas têm um Quociente de Inteligência incrivelmente alto, mas uma inteligência emocional baixa – pense em seu professor maluco que não combina com suas meias ou não vê o objetivo de tomar banho. Outras pessoas têm um Quociente Emocional incrivelmente alto, mas um QI baixo – pense no traficante de rua que nem sabe escrever seu próprio nome, mas de alguma forma convence centenas de pessoas a fazerem o que ele quer.

Os psicólogos que estudam inteligência emocional às vezes afirmam que é realmente mais importante que a inteligência lógica. Essa afirmação é controversa, pois medir a inteligência emocional é difícil, se não impossível. A maioria dessas coisas é subjetiva.

Outro motivo também é que a inteligência emocional não é tão estável quanto a inteligência geral. O QI é mais difícil de mudar. Mas o QE é algo em que você pode trabalhar e se desenvolver como um músculo ou uma habilidade e observar crescer, como uma flor delicada em seu jardim idiota.

Então, basicamente, não importa o quão inteligente você seja, você não tem desculpa. Comece, hoje a desenvolver sua Inteligência Emocional

Aqui estão cinco maneiras de começar a fazê-lo.



1. PRÁTICA DA AUTO -CONSCIENTIZAÇÃO

Como na maioria das coisas relacionadas à emoção, você não pode melhorar elas até saber o que diabos elas são. Quando você não tem autoconsciência, tentar gerenciar suas emoções é como sentar-se em um pequeno barco sem uma vela no mar de suas próprias emoções, completamente ao capricho das correntes do que quer que esteja acontecendo momento a momento. Você não tem ideia para onde está indo ou como chegar lá. E tudo o que você pode fazer é gritar e gritar por socorro.

A autoconsciência envolve entender a si mesmo e seu comportamento em três níveis: 1) o que você está fazendo, 2) como você se sente sobre isso e 3) a parte mais difícil, descobrindo o que você não sabe sobre si mesmo.

Sabendo o que você está fazendo. Você pensaria que isso seria bem simples e direto, mas a verdade é que, no século 21, a maioria de nós nem sabe o que diabos estamos fazendo na metade do tempo. Estamos no piloto automático: verifique e-mail, envie uma mensagem de texto para o melhor amigo, verifique o Instagram, assista ao YouTube, verifique o email, envie um texto para o melhor amigo, etc.

Remova as distrações da sua vida – como, você sabe, desligar o maldito telefone de vez em quando e se envolver com o mundo ao seu redor é um bom primeiro passo para a autoconsciência. Encontrar espaços de silêncio e solidão, embora potencialmente assustadores, é necessário para a nossa saúde mental. Outras formas de distração incluem trabalho, TV, drogas / álcool, videogames, pontos cruzados, brigas com pessoas na internet, etc.

Agende um horário no seu dia para se afastar de todas as suas distrações. Faça sua manhã começar sem música ou podcast. Apenas pense na sua vida. Pense em como você está se sentindo. Separe 10 minutos pela manhã para meditar. Exclua as mídias sociais do telefone por uma semana. Você costuma se surpreender com o que acontece com você.

Usamos essas distrações para evitar muitas emoções desconfortáveis ​​e, assim, remover as distrações e focar em como você se sente sem elas pode revelar algum tipo de merda assustadora às vezes. Mas remover distrações é fundamental porque nos leva ao próximo nível.

Saiba o que você está sentindo. No início, uma vez que você realmente presta atenção em como se sente, isso pode te assustar. Você pode perceber que muitas vezes está realmente triste ou que é meio idiota ter raiva de tantas pessoas em sua vida. Você pode perceber que há muita ansiedade acontecendo, e toda essa coisa de “dependência do telefone” é realmente apenas uma maneira constantemente de entorpecimento e distração dessa ansiedade.

É importante neste momento não julgar as emoções que surgem. Você ficará tentado a dizer algo como “Putz! Ansiedade! Que porra há de errado comigo?”Mas isso só piora as coisas. Qualquer que seja a emoção, existe um bom motivo para estar lá, mesmo que você não se lembre do motivo. Portanto, não seja muito duro consigo mesmo.

Conheça sua própria besteira emocional. Depois de ver todas as coisas nojentas e desconfortáveis ​​que você está sentindo, você começará a ter uma ideia de onde reside sua própria loucura. Por exemplo, fico muito sensível ao ser interrompido. Fico irracionalmente irritado quando estou tentando falar e a pessoa com quem estou falando está distraída. Eu levo para o lado pessoal. E, embora às vezes sejam apenas rudes, às vezes acontece merda e acabo parecendo uma cara de pau total, porque não aguento mais dois segundos sem que cada palavra que falo seja respeitada. Essa é uma das minhas besteiras emocionais. E é apenas por estar ciente disso que posso reagir contra isso.

Agora, apenas ser autoconsciente não é suficiente por si só. É preciso ser capaz de gerenciar suas emoções também.



2. CANALIZANDO BEM AS SUAS EMOÇÕES

As pessoas que acreditam que as emoções são o fim de toda a vida geralmente buscam maneiras de “controlar” suas emoções. Você não pode. Você só pode reagir a eles.

As emoções são apenas os sinais que nos dizem para prestar atenção em alguma coisa. Podemos então decidir se esse “algo” é importante ou não e escolher o melhor curso de ação para resolvê-lo – ou não.

Não existe emoção “boa” ou “ruim” – existem apenas reações “boas” e “ruins” às suas emoções.

A raiva pode ser uma emoção destrutiva se você a desorientar e ferir os outros ou a si mesmo no processo. Mas pode ser uma boa emoção se você a usar para corrigir injustiças e / ou proteger a si ou a outras pessoas.

A alegria pode ser uma emoção maravilhosa quando compartilhada com as pessoas que você ama quando algo de bom acontece. Mas pode ser uma emoção horrível se deriva de magoar os outros.

Esse é o ato de gerenciar suas emoções: reconhecer o que você está sentindo, decidir se é ou não uma emoção apropriada para a situação e agir de acordo.

O ponto principal disso é ser capaz de canalizar suas emoções para o que os psicólogos chamam de “comportamento direcionado a objetivos” – ou o que eu prefiro chamar de “organize seu cabeção”.

3. APRENDA A MOTIVAR-SE

Você já se perdeu completamente em uma atividade? Tipo, você começa a fazer alguma coisa e fica imerso nela, e quando sai do estado quase hipnótico que de alguma forma se induz em si mesmo, percebe que três horas se passaram, mas pareceram quinze minutos?

Isso acontece comigo quando escrevo algumas vezes. Perco meu senso de tempo e recebo essa cascata de sentimentos sutilmente estratificados quando estou aprofundando idéias em minha cabeça e colocando-as em palavras. É como um sentimento de fascínio misturado com uma intriga levemente frustrada, misturada com pequenas explosões de dopamina quando sinto que acabei de criar uma ótima frase ou uma piada engraçada ou de alguma forma entendi o que quero dizer sem xingar.

Adoro esse sentimento e, quando o alcanço, me motiva a continuar escrevendo.

Observe algo importante aqui: porém, não espero que esse sentimento apareça antes de começar a escrever.

Começo a escrever e então esse sentimento começa a crescer, o que me motiva a continuar escrevendo, e o sentimento aumenta um pouco mais, e assim por diante.

É o que chamo de “Princípio de Fazer Algo” e é provavelmente um dos “hacks” mais simples e mais mágicos que já vi. O Princípio do Fazer Algo afirma que agir não é apenas o efeito da motivação, mas também a causa dela.

A maioria das pessoas tenta buscar inspiração primeiro para poder tomar algumas ações importantes e mudar tudo sobre si e sua situação. Eles tentam se recompor com qualquer sabor da masturbação mental que estiver em grande estilo naquela semana, para que possam finalmente agir. Mas, na próxima semana, eles ficarão sem gásvoltarão a usá-lo novamente, empurrando para outro “método” de motivação. 

Mas eu gosto de mudar isso completamente. Quando preciso ser motivado, faço algo que está remotamente relacionado ao que quero realizar e, então, ação gera motivação e motivação gera ação.

Quando não tenho vontade de escrever, digo a mim mesma que vou trabalhar no esboço por enquanto. Uma vez que faço isso, muitas vezes me faz pensar em algo interessante que ainda não tinha pensado que gostaria de incluir e, portanto, escrevo isso e talvez aprofunde um pouco.

Antes que eu perceba, estou no meio de um rascunho e ainda nem coloquei calça.

O ponto é que, para usar suas emoções efetivamente para reunir suas coisas, você precisa fazer alguma coisa.

Se você não sente que algo o motiva, faça alguma coisa. Desenhe um doodle, encontre uma aula de código on-line gratuita, converse com um estranho, aprenda um instrumento musical, aprenda algo sobre um assunto realmente difícil, seja voluntário em sua comunidade, faça salsa, construa uma estante de livros, escreva um poema. Preste atenção em como você se sente antes, durante e depois do que está fazendo e use essas emoções para orientar seu comportamento futuro.

E saiba que nem sempre os sentimentos “bons” também o motivarão. Às vezes, fico frustrado e muito irritado por não conseguir dizer exatamente o que quero dizer. Às vezes, estou ansioso para que o que estou escrevendo não ressoe nas pessoas. Mas, por qualquer motivo, esses sentimentos geralmente me fazem querer escrever mais. Adoro o desafio de lutar com algo que está um pouco fora do meu alcance.

4. RECONHECE EMOÇÕES EM OUTROS PARA CRIAR RELACIONAMENTOS MAIS SAUDÁVEIS.

Tudo o que abordamos até agora trata do manuseio e direcionamento de emoções dentro de si. Mas o objetivo principal do desenvolvimento da inteligência emocional deve, em última análise, ser o de promover relacionamentos mais saudáveis ​​em sua vida.

E relacionamentos saudáveis ​​- relacionamentos românticos, relacionamentos familiares, amizades etc. – começam com o reconhecimento e o respeito das necessidades emocionais um do outro.

Você faz isso conectando e empatizando com os outros. Ao ouvir os outros e compartilhar-se honestamente com os outros – ou seja, através da vulnerabilidade.

Empatia com alguém não significa necessariamente entendê-la completamente, mas aceitá-la como ela é, mesmo quando você não a entende. Você aprende a valorizar a existência deles e os trata como seu próprio fim, e não como um meio para outra coisa. Você reconhece a dor deles como sua dor – como nossa dor coletiva.

Os relacionamentos são onde a borracha emocional atinge a calçada proverbial. Eles nos tiram da cabeça e entram no mundo ao nosso redor. Eles nos fazem perceber que somos parte de algo muito maior e muito mais complexo do que apenas nós mesmos.

E os relacionamentos são, em última análise, a maneira como definimos nossos valores.



5. COLOQUE VALORES EM SUAS EMOÇÕES

Quando o livro de Daniel Goleman foi lançado nos anos 90, “inteligência emocional” se tornou a grande palavra da moda na psicologia. CEOs e gerentes leram pastas de trabalho e foram a retiros sobre inteligência emocional para motivar suas forças de trabalho. Os terapeutas tentaram instilar mais consciência emocional em seus clientes para ajudá-los a controlar suas vidas. Os pais foram advertidos a cultivar inteligência emocional em seus filhos, com o objetivo de prepará-los para um mundo em mudança e emocionalmente orientado.

Muito desse tipo de pensamento perde o sentido, no entanto. E isso é que a inteligência emocional não tem sentido sem orientar seus valores.

Você pode ter o CEO mais emocionalmente inteligente do planeta, mas se ela está usando suas habilidades para motivar seus funcionários a vender produtos feitos pela exploração de pessoas pobres ou pela destruição do planeta, como ser emocionalmente inteligente é uma virtude aqui?

Um pai pode ensinar a seu filho os princípios da inteligência emocional, mas sem também ensinar a ele os valores da honestidade e do respeito, ele pode se transformar em um idiota cruel e mentiroso – mas emocionalmente inteligente!

Os vigaristas são altamente inteligentes emocionalmente. Eles entendem as emoções muito bem, tanto em si mesmas como especialmente nos outros. Mas eles acabam usando essas informações para manipular as pessoas em benefício próprio. Eles se valorizam acima de tudo e às custas de todos os outros. E as coisas ficam feias quando só valoriza a si mesmo.

Lisa Nowak, por todo o seu brilho e experiência, não conseguiu lidar com suas próprias emoções e valorizou as coisas erradas. Portanto, ela deixou suas emoções levá-la para fora do penhasco proverbial, passando do espaço sideral para o espaço encarcerado.

Por fim, estamos sempre escolhendo o que valorizamos, se sabemos ou não. E nossas emoções realizarão esses valores motivando nosso comportamento de alguma maneira.

Portanto, para viver a vida que você realmente deseja, primeiro você deve ter clareza sobre o que realmente valoriza, porque é para onde sua energia emocional será direcionada.

E saber o que você realmente valoriza – não apenas o que você diz que valoriza – é provavelmente a habilidade mais emocionalmente inteligente que você pode desenvolver.



 

Mark Manson

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