Como Ser Menos Ansioso? 9 Passos Simples Para Vencer a Ansiedade

Embora seja normal ficar nervoso com um evento importante ou uma mudança de vida, cerca de 35 milhões de brasileiros vivem com um transtorno de ansiedade, que é mais do que uma preocupação ou medo ocasional. Os transtornos de ansiedade podem variar de transtorno de ansiedade generalizada (TAG), que é uma preocupação intensa que você não pode controlar a transtorno do pânico – episódios repentinos de medo, juntamente com palpitações cardíacas, tremores, tremores ou sudorese.

Para aqueles com transtorno de ansiedade, é importante procurar estratégias que possam ajudar a gerenciar ou reduzir a ansiedade a longo prazo, como terapia de conversação ou medicação. Mas todos podem se beneficiar de outras maneiras de reduzir o estresse e a ansiedade com mudanças no estilo de vida, como comer uma dieta bem equilibrada, diminuir o álcool, a cafeína e reservar um tempo para si mesmo.

Além disso, existem etapas que você pode tomar no momento em que a ansiedade começa a se firmar. Tente estas 10 sugestões de especialistas para relaxar sua mente e ajudá-lo a recuperar o controle de seus pensamentos.

1. Foque Sua Atenção no Presente

A ansiedade é um estado de espírito orientado para o futuro. Portanto, em vez de se preocupar com o que vai acontecer, “volte sua atenção para o presente momento”, diz Tamar Chansky, Ph.D., psicólogo e autor de Libertando-se da Ansiedade. Pergunte a si mesmo: O que está acontecendo agora? Eu estou seguro? Há algo que eu preciso fazer agora? Caso contrário, faça um “compromisso” de anotar, no final do dia, suas preocupações, para que esses cenários distantes não o tirem do caminho, diz ela.

2. Analise os Fatos de Forma mais Racional

Pessoas com ansiedade geralmente se fixam nos piores cenários, diz Chansky. Para combater essas preocupações, pense nas situações de uma forma mais . Diga que você está nervoso com uma grande apresentação no trabalho. Em vez de pensar: “Vou bombardear”, por exemplo, diga: “Estou nervoso, mas estou preparado. Algumas coisas vão bem e outras podem não ”, sugere ela. Entrar em um padrão de repensar seus medos ajuda a treinar seu cérebro a criar uma maneira racional de lidar com seus pensamentos ansiosos.

 

3. Inspire e Expire.

A respiração profunda ajuda a se acalmar. Embora você tenha ouvido falar sobre exercícios respiratórios específicos, não precisa se preocupar em contar um certo número de respirações, diz Chansky. Em vez disso, concentre-se em inspirar e expirar uniformemente. Isso ajudará a desacelerar e centralizar sua mente, ela diz.

4. Siga a regra 3-3-3.

Olhe ao seu redor e cite três coisas que você vê. Em seguida, cite três sons que você ouvir. Por fim, mova três partes do seu corpo – tornozelo, dedos ou braço. Sempre que você sentir seu cérebro está a mil por hora, esse truque mental pode ajudar a centralizar sua mente, trazendo você de volta ao momento presente, diz Chansky.

5. Não se Entregue à Preguiça

Levante-se, dê um passeio, jogue fora um pedaço de lixo da sua mesa – qualquer ação que interrompa sua linha de pensamento ajuda a recuperar o senso de controle, sugere Chansky. Fazer exercíos físicos também ajudam a liberar hormônios que trazem prazer e satisfação ao seu corpo, por isso saia para fazer uma caminhada com um amigo(a), faça alongamentos, ou vá para sua academia, quando sentir que você está mais ansioso(a) do que normal.

6. Mantenha uma Boa Postura

“Quando estamos ansiosos, protegemos nossa parte superior do corpo – onde nosso coração e pulmões estão localizados – curvando-nos”, diz Chansky. Para um antídoto físico imediato para essa reação natural, puxe os ombros para trás, fique em pé ou sente-se com os pés afastados e abra o peito. Isso ajuda seu corpo a começar a sentir que está de volta ao controle, diz ela.

 

7. Fique longe do açúcar.

Pode ser tentador buscar algo doce quando você está estressado, mas essa barra de chocolate pode fazer mais mal do que bem, pois pesquisas mostram que comer muito açúcar pode piorar os sentimentos de ansiedade. Em vez de entrar na tigela de doces, beba um copo de água ou coma proteínas, diz Chansky, que fornecerá uma energia lenta que seu corpo pode usar para se recuperar.

8. Peça uma segunda opinião.

Ligue ou envie uma mensagem de texto a um amigo ou membro da família e repare suas preocupações com eles, diz Chansky. “Dizer em voz alta para outra pessoa pode ajudá-lo a vê-la claramente como ela é.” Também pode ajudar a escrever seus medos no papel.

10. Assista algum vídeo engraçado.

Essa tática final pode ser a mais fácil até agora: indique clipes de seu comediante favorito ou programa de TV engraçado. Rir é uma boa receita para uma mente ansiosa, diz Chansky. Pesquisas mostram que o riso tem muitos benefícios para a nossa saúde mental e bem-estar; um estudo descobriu que o humor pode ajudar a diminuir a ansiedade, tanto quanto (ou até mais do que) o exercício físico.

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