Fique por Dentro de 5 Benefícios do Adoçante Stevia para Sua Saúde

A planta estévia tem sido usada por mais de 1.500 anos pelo povo guarani do Brasil e do Paraguai, que se referem a ela como ka’a he’ê, que significa “erva doce”. Esses nativos da América do Sul adoram usar essa planta natural não calórica. adoçante em seu chá de erva-mate, como remédio e um deleite doce. Nesses países da América do Sul, ele também tem sido usado especificamente como remédio tradicional para queimaduras, problemas estomacais, cólicas e até mesmo como uma forma de contracepção. Então, se é um deleite tão doce, existem efeitos colaterais da estévia que podem prejudicar você?

O extrato de estévia é em média 200 vezes mais doce que o açúcar, dependendo do composto específico discutido. Quando se trata de usá-lo, você só precisa de um pouquinho de cada vez para adoçar seu chá matinal, por exemplo. Os efeitos colaterais geralmente não são comuns, especialmente se você escolher o produto certo.

Vários artigos e outras fontes on-line afirmam que pode haver alguns efeitos colaterais negativos da estévia. Isso pode ser confuso, pois muitos dos meus leitores perguntam por que isso poderia ser, se é uma erva e apontado como um dos adoçantes naturais mais saudáveis ​​do mundo. Vou descrever para você as coisas boas e ruins sobre como os efeitos colaterais da estévia podem afetar sua saúde, bem como as diferenças entre os vários tipos desse adoçante natural.

5 Benefícios da Stevia para a Saúde

Existem vários estudos (589 estudos de estévia até o momento, e esse número é cada vez maior) disponíveis no PubMed, pelo Instituto Nacional de Saúde, avaliando as características da estévia, o crescimento e o impacto na saúde. Existem propriedades medicinais na própria planta que contribuem para seus incríveis benefícios para a saúde.

1. Capacidades Anticancerosas

Em 2012, Nutrição e Câncer destacaram um estudo de laboratório inovador que, pela primeira vez, conectou o consumo de estévia à redução do câncer de mama. Foi observado que o esteviosídeo aumenta a apoptose do câncer (morte celular) e diminui certas vias de estresse no corpo que contribuem para o crescimento do câncer.

A revista Food Chemistry publicou um estudo da Croácia mostrando que, quando adicionado a misturas naturais de combate ao câncer de cólon, como a folha da amoreira, os níveis de antioxidantes aumentam (quando testados em laboratório).  Juntos, esses estudos sugerem seu potencial como um tratamento natural para o câncer.

2. Doce notícia para Diabéticos

O uso de stevia em vez de açúcar branco pode ser extremamente útil para os diabéticos que precisam evitar açúcar convencional tanto quanto possível em um plano de dieta para diabéticos – mas também não devem ter adoçantes carregados de produtos químicos e insalubres. Estudos em humanos e em animais demonstraram que alguns adoçantes não nutritivos (que não contêm calorias) podem elevar seus níveis de açúcar no sangue ainda mais do que se você consumisse as coisas reais (açúcar de mesa).  Isso deve fazer você pensar duas vezes antes de pegar outro refrigerante dietético.

Um artigo publicado no Journal of Dietary Supplements avaliou como isso afeta ratos diabéticos. Descobriu-se que ratos tratados com 250 e 500 miligramas todos os dias “significativamente” reduziram os níveis de açúcar no sangue em jejum e equilibraram a resistência à insulina, os triglicerídeos e a fosfatase alcalina (que pode ser aumentada em pacientes com câncer).

Outro estudo com seres humanos masculinos e femininos descobriu que consumir estévia antes de uma refeição reduziu os níveis de glicose e insulina após a refeição, e não foi afetado por outras reduções nas calorias consumidas. Esta pesquisa demonstra como isso pode ajudar na regulação da glicose.

3. Ajuda na Perda de Peso

O consumo de açúcar adicionado tem contribuído com uma média de mais de 13% do total de calorias por dia na dieta americana. Esse alto consumo de açúcar tem sido associado ao ganho de peso e efeitos adversos no nível de açúcar no sangue, duas coisas que podem ter sérios impactos negativos na saúde.

A estévia é um adoçante à base de plantas e sem calorias. Se você optar por substituir o açúcar comum industrializado que gera riscos reais à saúde por um extrato de estévia de alta qualidade e usá-lo com moderação, ele poderá ajudá-lo a diminuir não apenas a ingestão diária total de açúcar, mas também a ingestão calórica. É também por isso que a stevia é muito popular em dietas com baixo teor de carboidratos, como Paleo ou a dieta cetônica. Ao manter sua ingestão de açúcar e calorias em uma faixa saudável, você pode ajudar a combater a obesidade, bem como muitos problemas de saúde relacionados à obesidade, como diabetes e síndrome metabólica.

4. Melhora os níveis de colesterol

Os resultados de um estudo de 2009 mostraram que o extrato de estévia teve “efeitos positivos e encorajadores” nos perfis gerais de colesterol. É importante notar que os pesquisadores também descobriram que não houve efeitos colaterais adversos da estévia sobre o estado de saúde dos indivíduos envolvidos neste estudo. Os pesquisadores concluíram que o extrato efetivamente reduziu os níveis séricos de colesterol, incluindo os triglicerídeos e o LDL (colesterol ruim), enquanto aumentava o bom colesterol HDL.

5. Baixa a pressão arterial alta

“A pesquisa disponível é promissora para o uso da estévia na hipertensão”, diz Catherine Ulbricht, farmacêutica sênior do Massachusetts General Hospital em Boston e co-fundadora da Natural Standard Research Collaboration, que revisa evidências científicas sobre ervas e suplementos. A empresa de pesquisa da Ulbricht deu a esse adoçante natural um “grau B para eficácia” na redução da pressão arterial.

Certos glicosídeos no extrato de estévia dilatam os vasos sanguíneos e aumentam a excreção de sódio, duas coisas que são muito úteis para manter a pressão arterial em um nível saudável. Avaliação de dois estudos de longo prazo (um e dois anos de duração, respectivamente) dá esperança de que pode ser eficaz na redução da pressão arterial em pacientes hipertensos. No entanto, dados de estudos mais curtos (um a três meses) não corroboram esses achados.

Stevia vs. Açúcar e Outros Adoçantes

Por que substituir o açúcar por alguma coisa? O açúcar é ruim para você? Sim, é absolutamente! O consumo pesado de açúcar está ligado a doenças cardíacas, doença hepática gordurosa não alcoólica, intestino irritádo, diabetes tipo 2 e até câncer. Apenas uma colher de chá de açúcar de mesa convencional contém 16 calorias e 4,2 gramas de açúcar.

Infelizmente, muitas pessoas recorrem a qualquer número de adoçantes artificiais não nutritivos (sem calorias) e não saudáveis ​​para combater o vício do açúcar. Alguns destes são francamente perigosos, e é por isso que eu me apego a este adoçante natural.

A maioria dos adoçantes artificiais está ligada aos efeitos sobre a saúde, semelhantes ao açúcar. Por exemplo, o aspartame (encontrado na maioria dos refrigerantes dietéticos e em muitos alimentos “sem açúcar”) está associado a um maior risco de doença cardíaca, maior índice de massa corporal (IMC), maior risco de câncer, potencial para induzir ou piorar o diabetes, distúrbios do sistema nervoso, transtornos de humor, fibromialgia, menstruação prematura, taxas de autismo e doença renal.

Outro popular adoçante artificial, a sucralose, tem sido apresentado a muitas pessoas como uma alternativa saudável ao aspartame desde sua aprovação na década de 1990. No entanto, há relatos de que a sucralose também pode ser problemática, particularmente porque o corpo a metaboliza de maneira diferente da maioria dos adoçantes artificiais. É também uma substância mutagênica, o que significa que pode interferir com o DNA em determinadas concentrações. Acreditava-se que a sucralose fosse segura em cozimentos de alta temperatura, mas um relatório de 2013 que revisou a segurança dessa substância, descobrindo que ela gera cloropropanóis quando cozida em fogo alto, que são considerados contaminantes e toxinas ambientais. Além disso, a Sucralose interage com os níveis de insulina, que os adoçantes não nutritivos não devem fazer.

Uma pesquisa de 2016 estudou o potencial carcinogênico de sucralose, encontrando um caso significativo de câncer em indivíduos expostos à sucralose que os pesquisadores concluíram: “Considerando que milhões de pessoas são provavelmente expostas, estudos de acompanhamento são urgentes”.

Para evitar adoçantes artificiais, muitas pessoas escolhem itens adoçados com álcoois de açúcar, como eritritol, xilitol, manitol e sorbitol). Enquanto estes não são exatamente o mesmo que adoçantes artificiais em sua composição e, na verdade, não causam picos de açúcar no sangue como o açúcar de mesa, eles estão associados a efeitos colaterais como inchaço, diarréia, gases e podem até mesmo afetar o açúcar no sangue para pessoas com diabetes tipo 1. Além disso, estes são frequentemente extraídos do milho OGM, que vem com sua própria lista de efeitos problemáticos.

Embora eu ainda recomende qualquer adoçante com moderação, fica claro, neste ponto, por que não recomendo o açúcar convencional, a sucralose, o aspartame ou os álcoois de açúcar como adoçantes que valem a pena. Para um adoçante sem calorias que beneficia o meu corpo, eu fico com a estévia.

Outros adoçantes naturais que eu aprecio incluem mel cru, tâmaras, açúcar de coco, melaço, esmalte balsâmico, purê de banana, xarope de arroz integral e geléia de frutas. Tenha em mente que eles afetam a ingestão calórica e o açúcar no sangue; no entanto, eles têm benefícios saudáveis ​​a serem considerados, em vez de perigos significativos a serem evitados.

Efeitos Colaterais e Precauções da Stevia

Existem poucos efeitos colaterais geralmente observados com a estévia, embora teoricamente possa causar uma reação alérgica oral em pessoas com alergia à tasanha, porque são da mesma família e têm estruturas moleculares semelhantes. Nenhum caso relatado de uma reação alérgica como esta já foi relatado com o melhor do meu conhecimento e pesquisa, e nenhum estudo de pesquisa foi realizado para testar este problema em potencial.

Os sinais de uma reacção alérgica oral incluem inchaço e comichão dos lábios, boca, língua e garganta, urticária, dor abdominal, náuseas, vómitos e uma sensação de formigueiro na boca e garganta. Interrompa o uso se isso ocorrer e procure atendimento médico se os sintomas forem sérios.

De acordo com a extensa pesquisa disponível, a estévia não é mutagênica ou carcinogênica (como outros adoçantes artificiais tendem a ser).

Grávidas podem usar stevia? No passado, foi abordado com cautela para mães grávidas e lactantes. No entanto, muitos estudos foram realizados em animais para observar se os resultados de fertilidade ou nascimento mudam com as doses de estévia. A conclusão? Uma dose até várias vezes superior à DDA não parece ter qualquer efeito sobre os resultados de fertilidade ou nascimento (ou seja, taxas de nascidos vivos, defeitos congênitos e malformações, etc.). 

Como afirmei acima, estudos de longo prazo não relataram efeitos colaterais de qualquer participante do estudo consumindo estévia em ADI normal ou níveis terapêuticos, que são doses mais altas destinadas a tratar uma condição.

Um estudo popular citado sobre precauções para adoçantes não nutritivos afirma que estes demonstraram alterar o microbioma intestinal e poderia potencialmente interagir com a imunidade ou qualquer outra função importante alojada no intestino. Curiosamente, os únicos efeitos negativos do intestino foram observados em estudos sobre outros adoçantes não nutritivos, mas não este adoçante natural.

Algumas pessoas acham que este adoçante natural pode ter um sabor metálico.

Em geral, é aconselhável consultar um médico antes de usá-lo se você tiver uma condição médica em andamento ou se estiver tomando outros medicamentos. Não há contra-indicações (interações) com medicamentos no momento, mas o seu provedor de serviços de saúde ajudará a aconselhá-lo a não usá-lo em excesso.

Considerações  finais

A estévia é um adoçante sem calorias que, ao contrário de muitos outros adoçantes não nutritivos, está associado a vários benefícios para a saúde e efeitos colaterais insignificantes, se houver.

Os benefícios de saúde pesquisados ​​são:

Habilidades anticâncer
Boas notícias para diabéticos
Suporta a perda de peso
Melhora os níveis de colesterol
Diminui a pressão alta

Dependendo do seu peso corporal, você pode consumir de 3,5 a 9 colheres de chá por dia para ficar dentro da ingestão diária aceitável (ADI) da FDA da versão purificada. Quantidades 100 vezes maiores foram testadas sem resultados negativos em animais.

Este adoçante natural pode ter um sabor ligeiramente metálico para algumas pessoas. Em estudos de longo prazo, foi relatado que não causam efeitos colaterais relatáveis ​​em humanos, embora o WebMD avise sobre possíveis sintomas, incluindo inchaço, náusea, tontura, dormência e dores musculares. Estes não foram duplicados em estudos de longo prazo em humanos, no entanto.

É possível que os efeitos colaterais da estévia possam ser pronunciados em pessoas com alergia de tasneira, mas isso não foi relatado ou estudado.

É a escolha número 1 (e única) para adoçantes não nutritivos (sem calorias) e, no topo da minha lista, para adoçantes naturais saudáveis. Como acontece com todas as coisas doces, é melhor usá-lo com moderação.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Dr. Josh Axe ( doctor of chiropractic, certified doctor of natural medicine and clinical nutritionist)
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