O que são Superalimentos? Conheça 15 Superalimentos para Adicionar à Sua Dieta

Você provavelmente já ouviu falar do termo “superalimento” e provavelmente já ouviu falar sobre todos os benefícios oferecidos por seus ricos nutrientes. Mas o que são superalimentos?

Superalimentos fazem mais do que apenas ajudá-lo a atender às suas necessidades de vitaminas e minerais ou ajudar a perder alguns quilos a mais quando chega a hora da temporada de praia. Na verdade, esses alimentos podem ajudar você a alcançar uma saúde melhor, prevenir doenças crônicas e melhorar a maneira como se sente no dia a dia – e são alguns dos principais alimentos antienvelhecimento disponíveis.

Quando combinado com exercícios regulares e uma dieta balanceada, adicionar alguns desses superalimentos ao seu dia pode beneficiar muitos aspectos diferentes da sua saúde.

O que são superalimentos?

Nós todos sabemos que comer saudável pode ter um grande impacto na maneira como você se sente. Coma fast food e alimentos processados e provavelmente começará a sentir-se lento, cansado e sobrecarregado. Acrescente toneladas de frutas e vegetais ricos em nutrientes à sua dieta e você provavelmente se sentirá cheio de energia e se sentindo bem.

Os superalimentos levam à próxima etapa, ajudando a otimizar a capacidade de funcionamento do seu corpo, fornecendo uma megadose de nutrientes.

Quais são os superalimentos? Embora não haja critérios definidos sobre o que define um superalimento, estes são alimentos que estão repletos de nutrientes e podem ajudar a fornecer ao seu corpo as vitaminas e minerais que você precisa para prosperar, sobreviver e se sentir bem.

Inclua algumas porções dos ingredientes da lista de superalimentos em seu dia, juntamente com uma dieta equilibrada e atividade física regular, e você se sentirá melhor do que nunca.

 15 Superalimentos e Seus Benefícios

  • Erva do Trigo
  • Canela
  • Amora
  • Abacate
  • Brócolis
  • Salmão
  • Batata doce
  • Goji berries
  • Leite cru
  • Amêndoa
  • Couve
  • Spirulina
  • Açaí
  • Coco
  • Semente de linhaça

 Erva do Trigo

1. Erva do Trigo

Quer pretenda combater os radicais livres ou maximizar os nutrientes da sua dieta, o wheatgrass(Erva do Trigo) deve, definitivamente, estar no topo da sua lista.

O wheatgrass é preparado a partir das folhas recém-germinadas da planta de trigo comum e pode fornecer toneladas de vitaminas e minerais, incluindo ferro, cálcio e magnésio. Também lhe dá alguma clorofila adicionada, um pigmento de planta que é carregado com benefícios para a saúde.

Adicione-o a sucos ou smoothies para uma explosão de energia, experimente-o em forma de cápsulas ou até mesmo comê-lo cru se estiver se sentindo aventureiro.

2. Canela

Este delicioso tempero faz mais do que apenas adicionar sabor a doces e bebidas sazonais. Na verdade, é rico em antioxidantes e tem sido associado a níveis mais baixos de açúcar no sangue e colesterol, melhoras nos sintomas de náusea e TPM e diminuição da inflamação. 

Tente polvilhar canela sobre iogurte, aveia ou smoothies para aumentar o valor nutricional de seu café da manhã saudável e colher os muitos benefícios para a saúde deste tempero inestimável.

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3. Mirtilos

Minúsculos, mas repletos de nutrientes, os mirtilos se encaixam na definição de superalimentos. Os mirtilos estão repletos de antioxidantes e fitoquímicos que combatem doenças, além de muita vitamina C, vitamina K e manganês.

O melhor de tudo, estas frutas saborosas são deliciosas e fáceis de apreciar como um dos melhores alimentos para perder peso. Use-os para dar um toque de doçura a saladas, adicione-os a assados ​​ou até mesmo aprecie-os sozinhos como um lanche saudável.

4. Abacate

Ao responder a pergunta “o que são superalimentos”, seria impossível não mencionar essa fruta super nutritiva. Sim, embora o abacate seja comumente apreciado e usado na culinária como vegetal, é tecnicamente uma fruta da família das plantas Lauraceae.

O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas saudáveis, folato, vitamina C e vitamina K. Não só isso, mas consegue embalar mais potássio do que uma banana e é super satisfatório, tornando-o um dos melhores frutos para perda de peso.

Existem maneiras ilimitadas de desfrutar desta fruta cremosa; tente espalhá-lo com torradas, adicione-o a uma salada ou até mesmo salpique um pouco de sal em algumas fatias e deixe cair.

5. Brócolis

Também conhecido como rapini, o brócolis rabe é um vegetariano verde crucífero que faz a lista dos 10 melhores superalimentos sem questionar.

Ela é rica em vitamina K e vitaminas A e C, além de folato, cálcio e manganês.

Graças ao seu impressionante perfil nutricional, os compostos encontrados no brócolis podem ajudar a reduzir a inflamação, manter a estrutura esquelética forte, proteger contra doenças oculares, melhorar a saúde do coração e até prevenir o crescimento do câncer.

Refogue um monte de brócolis e adicione a frittatas, massas, sopas ou sanduíches para dar a sua refeição um upgrade superalimento sério.

6. Salmão

A American Heart Association recomenda incluir peixes em sua dieta pelo menos duas vezes por semana, e por boas razões. Peixes gordurosos, como o salmão, têm alto teor de ácidos graxos ômega-3, saudáveis ​​para o coração, que podem reduzir a inflamação, aumentar a saúde do cérebro e manter o coração forte.

Opte pelo salmão capturado na natureza sempre que possível, aproveitando-o como um lanche saboroso combinado com biscoitos ou um prato saudável para o almoço ou jantar ou se preferir tome cápsulas de suplementos de Ômega-3 de uma marca de boa qualidade.

7. Batata-doce

As batatas doces são conhecidas e amadas pelo seu delicioso sabor, mas você sabia que elas também são ricas em vitaminas e minerais e podem trazer benefícios importantes para você e sua saúde?

Esses vegetais nutritivos são ricos em vitamina C, potássio e manganês. Mais notavelmente, no entanto, eles estão cheios de vitamina A. Na verdade, uma xícara de batata-doce cozida atende 769% do valor diário da vitamina A.

A vitamina A desempenha um papel na manutenção da visão saudável, combatendo a inflamação e protegendo a saúde do seu sistema imunológico para combater infecções.

Tente assar um lote de fatias de batata-doce, jogando-as em sopas ou ensopados ou usando-as para estimular o sabor de caril e saladas.

8. Bagas de Goji

Com até 12 vezes mais do que os níveis de antioxidantes dos mirtilos, não é de admirar que esses frutos estejam no topo das paradas como um dos superalimentos mais densos em nutrientes para homens e mulheres.

Bagas de goji têm sido usada na medicina tradicional chinesa há séculos e foram creditados com a melhoria da vitalidade, energia e longevidade.

Eles também são carregados com nutrientes que podem ajudar a prevenir doenças oculares, proteger contra danos à pele e inibir o crescimento de células cancerígenas. 

Muitas vezes você pode encontrar bagas de goji em pó ou superalimentos em pó em muitas mercearias. Tente adicioná-los a uma salada de cenoura superalimento crua para uma opção nutritiva para o almoço ou jantar.

Kefir

9. Kefir de Leite Orgânico

O leite orgânico é rico em muitas vitaminas e minerais, incluindo cálcio, magnésio, fósforo e vitaminas A e D.

Kefir feito de leite cru é especialmente benéfico para a saúde, uma vez que tem sido fermentado e tem probióticos que podem ajudar a impulsionar as boas bactérias no seu intestino para promover uma melhor digestão e aumentar a imunidade. Uma boa ideia também é tomar diariamente suplementos probióticos, pelo menos, uma cápsulas ao dia.

Tente adicionar leite cru ou kefir ao seu próximo smoothie de café da manhã para aumentar o perfil de nutrientes e começar o dia com o pé direito.

10. Amêndoas

As amêndoas são uma das nozes mais ricas em nutrientes disponíveis. Eles estão entre as melhores fontes não lácteas de cálcio, fornecendo mais miligramas de cálcio por porção do que qualquer outra noz, e também são ricos em vitamina E e proteína.

Você pode apreciar essas nozes cru como um lanche saboroso ou tentar assá-las para um tratamento quente em um dia frio. Basta lembrar que as amêndoas são ricas em calorias, por isso certifique-se de manter o tamanho da sua porção sob controle – é definitivamente possível ter muita coisa boa.

11. Couve

Digite “superalimentos” em seu mecanismo de busca e este vegetal verde frondoso é provavelmente será um dos primeiros resultados que surgem.

A Couve é um dos melhores superalimentos para perda de peso e pode complementar sua dieta com muita vitamina A, vitamina C, vitamina K, cálcio e manganês por muito poucas calorias.

Prepare um lote de chips de couve para um lanche saboroso ou use couve crua para levar seus shakes ou saladas ao próximo nível.

12. Spirulina

Esta alga azul-verde é considerada um dos superalimentos mais nutritivos do planeta. É mais rica em proteínas do que carne vermelha, contém todos os ácidos graxos essenciais que seu corpo precisa e também fornece toneladas de antioxidantes, vitaminas e minerais.

Os benefícios para a saúde da espirulina incluem a prevenção potencial de acúmulo de placa nas artérias, a redução da pressão arterial e a atuação como alimento que combate o câncer. 

Spirulina é mais freqüentemente encontrada em forma de pó e está amplamente disponível em varejistas on-line e lojas de saúde. Use-o em smoothies, ou polvilhe-o sobre seus alimentos para aumentar o conteúdo nutricional.

13. Açaí Berries

Rico em antioxidantes e propriedades promotoras da saúde, o Açaí é um ator fundamental na definição do que são os superalimentos. Estas bagas contêm muitas gorduras saudáveis, fibras, vitaminas do complexo B, magnésio, potássio e fósforo.

Estudos mostram que os compostos encontrados no Açaí bagas podem ajudar a melhorar a função cognitiva, melhorar os perfis lipídicos e manter os níveis normais de açúcar no sangue.

Graças à sua crescente popularidade, o pó de açaí está amplamente disponível em lojas de produtos naturais e pode ser misturado em smoothies ou usado para fazer uma tigela de açaí nutritiva.

14. Coco

O coco e o óleo de coco são ricos em triglicerídeos de cadeia média, um tipo de ácido graxo benéfico que pode ajudar a sustentar a saúde do seu intestino devido às suas propriedades antioxidantes, que combatem as bactérias.

Esses ácidos graxos também são fáceis de digerir, podem ser queimados como combustível em vez de serem armazenados como gordura e são capazes de fornecer energia imediata.

O óleo de coco, em particular, tem sido saudado como um dos melhores alimentos para emagrecer e pode ajudar a manter os cabelos saudáveis ​​e lisos e até mesmo prevenir a perda óssea.

Certifique-se de usar o óleo de coco extra virgem que não foi refinado, e usá-lo em sua cozinha e cozimento para uma dose adicional de gorduras saudáveis.

15. Linhaça

A linhaça é carregada de ácidos graxos ômega-3 saudáveis ​​para o coração, que podem ajudar a reduzir a inflamação, melhorar a função cerebral e até mesmo proteger potencialmente contra o câncer e o diabetes.

Estas sementes também são ricas em tiamina, magnésio, fósforo e manganês, além de conter uma dose saudável de proteína e fibra em cada porção, tornando-as um dos melhores alimentos dietéticos que você pode comer.

Você pode colher os benefícios da semente de linhaça usando as sementes em tudo, desde granola até farinha de aveia ou homus ou consumindo óleo de linhaça em forma líquida ou em cápsula.

Usos de Superalimento em Ayurveda, Medicina Chinesa e na Medicina Tradicional

Muito antes do conceito de superalimentos ser introduzido, as formas tradicionais de medicina estavam usando alimentos para suas propriedades curativas, em um esforço para ajudar a promover uma saúde melhor.

Na Medicina Tradicional Chinesa, por exemplo, supõe-se que superalimentos como ervas chinesas, cogumelos medicinais e outros ingredientes ricos em antioxidantes, como ginseng ou bagas de goji, ajudam a tratar naturalmente uma variedade de doenças e condições de saúde.

Enquanto isso, na Ayurveda, alimentos integrais nutritivos são usados ​​para ajudar a melhorar o humor, combater a fadiga, aumentar a perda de peso e melhorar a digestão. Em particular, supõe-se que superalimentos como frutas da estação, vegetais, nozes, sementes e ervas e especiarias curativas promovem o equilíbrio entre o corpo e a mente e apóiam o bem-estar geral.

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Superalimentos e as multivitaminas

Superalimentos e multivitaminas são freqüentemente comparados entre si e por boas razões. Muito parecido com multivitaminas, superalimentos ajudam a fornecer uma explosão de vitaminas e minerais benéficos para ajudar a otimizar sua saúde. No entanto, ao contrário das multivitaminas, os superalimentos vão além para trazer uma dose extra de fibras, proteínas, gorduras saudáveis ​​e outros compostos promotores da saúde, colocando-os na lista dos melhores alimentos para comer para perder peso, prevenir doenças e melhorar a saúde.

Multivitaminas também podem ser uma ferramenta útil para completar a dieta e prevenir qualquer deficiência nutricional. Eles podem ser especialmente benéficos para aqueles com restrições alimentares, como vegetarianos ou veganos, e podem ajudá-los a suprir suas necessidades de nutrientes essenciais que podem estar faltando na dieta. Como os superalimentos, as multivitaminas podem ser incluídas como parte de uma dieta saudável para perda de peso, garantindo que você receba o que precisa para apoiar a saúde e o bem-estar geral.

Dito isto, ambos devem ser vistos como apenas alguns componentes de uma dieta completa, saudável e de queima de gordura. Incorporar um ou dois alimentos em suas refeições ou tomar um multivitamínico a cada dia provavelmente não terá muito efeito sobre sua saúde se você também não estiver consumindo muitos outros alimentos ricos em nutrientes e seguindo um estilo de vida saudável.

Como os superalimentos e Suplementos podem trabalhar juntos?

Superalimentos e suplementos andam de mãos dadas e podem ajudar a otimizar a saúde geral, trazendo benefícios que vão além do que uma dieta nutritiva e saudável pode proporcionar. Na verdade, alguns dos ingredientes da lista dos 15 maiores contêm compostos que promovem a saúde e nutrientes como fibras, proteínas, gorduras saudáveis ​​para o coração e antioxidantes que lhes dão pontos como alguns dos melhores alimentos para perda de peso e melhores alimentos que queimam gordura por aí.

Da mesma forma, os suplementos muitas vezes trazem uma explosão de outros compostos importantes que às vezes podem ser difíceis de obter dos alimentos. O colágeno, por exemplo, é a proteína mais abundante no corpo e é pensado para ajudar a aliviar a dor nas articulações, melhorar a elasticidade da pele e melhorar o crescimento do cabelo, tornando-o um dos melhores superalimentos para as mulheres. Também é considerado um dos melhores alimentos que ajudam a perder peso, graças ao seu conteúdo de proteína e perfil de aminoácidos. No entanto, é encontrado em poucas fontes na dieta, como caldo de osso ou gelatina em pó, e é por isso que adicionar um suplemento à sua rotina pode ser especialmente benéfico.

Naturalmente, tanto os superalimentos como os suplementos devem ser usados ​​para complementar uma dieta saudável e equilibrada, rica em nutrientes essenciais, para ter o máximo efeito na saúde.

Onde encontrar e como usar os superalimentos?

Embora os superalimentos ofereçam alguns benefícios extraordinários, você nem precisa olhar além de sua mercearia local para encontrar esses ingredientes incríveis nas prateleiras. Verifique o corredor de produtos para carregar as frutas e vegetais ricos em nutrientes. Para outros ingredientes, como spirulina ou goji berries, talvez seja necessário consultar a seção de suplementos ou verificar on-line para avaliar esses superalimentos. Na maioria das vezes disponíveis em forma seca ou em pó, esses ingredientes funcionam melhor adicionados a smoothies e shakes para uma explosão concentrada de nutrientes.

A melhor maneira de trazer mais superalimentos para a sua dieta é simplesmente começar a trocá-los pelas suas receitas favoritas. Tente adicionar couve, batata-doce ou brócolis a acompanhamentos ou pratos principais; polvilhe linhaça, amêndoas ou canela no seu iogurte ou cereal; ou substitua óleos vegetais refinados de sua despensa de cozinha por óleo de coco.

Precauções

Se você é alérgico ou sensível a algum dos alimentos listados aqui, comê-los pode causar efeitos colaterais negativos e não é recomendado. Da mesma forma, se você sentir qualquer sintoma adverso depois de comer um desses alimentos, é melhor interromper o uso e conversar com seu médico.

Tenha em mente que esses alimentos contêm nutrientes extras e podem ser uma adição saudável à dieta, mas não são uma cura imediata para qualquer doença ou problema médico. Em vez disso, eles devem ser usados ​​em conjunto com uma dieta nutritiva e variada, estilo de vida saudável e / ou tratamento tradicional para obter o máximo de resultados.

Combine esses alimentos que promovem a saúde com outros alimentos ricos em nutrientes, como frutas, verduras, proteínas magras e grãos integrais, bem como um estilo de vida saudável e exercícios regulares, para realmente otimizar sua saúde e afastar doenças crônicas.

Pensamentos Finais

Pode ser difícil responder à pergunta sobre o que são superalimentos, porque não há critérios específicos que definam o que faz um superalimento. No entanto, os superalimentos são alimentos que são especialmente ricos em nutrientes e demonstram benefícios únicos para a saúde.

Há uma ampla variedade de alimentos que se qualificam como superalimentos e podem ser incorporados à dieta de várias maneiras diferentes. Adicione alguns destes alimentos à sua rotina diária, juntamente com uma dieta completa e atividade física de rotina para começar sua jornada para uma saúde melhor.

Onde você deveria começar? Com estes 15 superalimentos:

Wheatgrass
Canela
Amoras
Abacates
Brócolis Rabe
Salmão
Batatas doces
Goji berries
Leite cru
Amêndoas
Couve
Spirulina
Açaí bagas
Cocos
Sementes de linhaça

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Fonte: Dr. Josh Axe ( doctor of chiropractic, certified doctor of natural medicine and clinical nutritionist)
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